Os alunos participantes do projeto foram instigados a serem mediadores de leitura. O convite foi feito e muitos alunos se interessaram em se apropriar mais de conhecimentos sobre como ser um bom mediador e qual é o seu verdadeiro papel. Esses alunos foram preparados pela orientadora do projeto que ao fazer o curso online “CINCO PASSOS PARA A MEDIAÇÃO DE LEITURA” percebeu o quanto a mediação de leitura é importante. Os alunos (mediadores de leitura) usaram o laboratório de informática para acessarem alguns vídeos e outros materiais que estão disponíveis no site para antes de iniciarem suas tarefas de mediadores, terem consciência de como deveriam proceder para fazerem a mediação de forma exitosa. Os alunos ( mediadores) gostaram muito dos vídeos: “Leitura, um legado cultural” e “Mediador, um parceiro mais experiente”. Os mediadores entenderam que tinham a função de que precisam ser uma ponte entre o texto e os leitores. Após toda a preparação os alunos (mediadores) começaram a praticar com os alunos das séries iniciais, menores, leitores ainda pouco hábeis e com voz alta, entonação correta e procurando usar os recursos indicados pela pontuação, já nas primeiras rodas de leitura, conseguiram despertar a imaginação dos pequenos. Foi visivelmente notado que os mediadores conseguiram criar um espaço de troca, de interação entre eles e os ouvintes. Os mediadores adotaram uma postura que ao ler as poesias do livro “O menino que brincava com as palavras” buscavam com que os pequenos que escutavam se interessassem pela poesia e fizessem perguntas e respondessem a questionamentos sobre a interpretação do que ouviram. Esses momentos tornaram-se cada vez mais potencializados e o público que queriam participar aumentava a cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário