quarta-feira, 26 de agosto de 2015

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Disciplina de Inglês participando do Projeto.

A professora de Inglês, Liane Veiga da Silveira, participando do projeto. Parabéns pela iniciativa, criatividade  e entusiasmo colega.




terça-feira, 18 de agosto de 2015

Depoimento da Professora Sabrina Leal sobre o hábito da leitura.

Depoimento do professor Ivan Nunes Gonçalves (Autor do livro) sobre o hábito da leitura.

Estudo comparativo: Desenho x fases do desenvolvimento humano.



"Antes eu desenhava como Rafael, mas precisei de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças".
                                                                                              (Picasso)
Os alunos escolheram uma poesia do livro e fizeram a interpretação através de um desenho, após foram montados painéis com três colunas não necessariamente nessa ordem: poesia, ilustração do livro de crianças com média de idade entre 8 a 12 anos e ilustração do desenho pelos alunos do projeto ( com média de idade entre 13 a 18 anos). Os desenhos foram objeto de estudo por uma psicóloga, que fez um estudo comparativo com foco nas fases do desenvolvimento humano.










segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vídeos sugeridos


Na realização do curso online, a orientadora do projeto olhou os vídeos sugeridos no site e selecionou alguns para serem assistidos na sala de informática da escola, pelos alunos. Em duplas os alunos escolheram os vídeos que queriam assistir e de forma democrática as três turmas envolvidas no projeto realizaram essa atividade. Vídeos sugeridos: 

· Ler é pensar sobre o mundo;

· Círculo do livro;

· Dona Hilda, a primeira professora;

· O caboclo, o padre e o estudante;

· Uma rotina de leitura:

· Além do encantamento;

· As crianças leitoras;



· Construção de comportamento leitor.

Indicação de filmes

Convidamos nossos alunos a assistirem alguns filmes, e em dupla, na sala de informática eles assistiram online ao filme escolhido. Depois foi realizado um debate sobre o conteúdo de cada filme. Os filmes sugeridos mostravam estratégias para os interlocutores se encantarem com o texto escrito. Os filmes que os alunos escolheram e olharam foram os seguintes:
· As aventuras do avião vermelho
· PLEASANTVILLE – a vida em preto e branco
· Coração de tinta
· A história sem fim
· O clube de leitura de Jane Austen
· Mais estranho que a ficção
· Minhas tardes com Margueritte
· Escritores da liberdade
· O leitor
· Balzac e a costureirinha chinesa

Curso online"Cinco passos para a mediação de leitura".

A orientadora do projeto e alguns professores envolvidos no trabalho realizaram o curso "Cinco passos para a mediação de leitura."


Criação de um grupo no WhatsApp

Foi proposto pelos alunos que estão trabalhando no projeto, a criação de um grupo no whatsApp. A empolgação deles e os argumentos convenceram a orientadora e tendo em vista que através desse aplicativo é possível enviar e receber mensagens gratuitamente, o grupo foi criado por alguns alunos. O grupo se mantém e é fechado, apenas os envolvidos no projeto fazem parte. A experiência está sendo ótima, pois está permitindo a troca de saberes, os alunos muitas vezes é quem nos ensinam a explorar melhor essa ferramenta, mandamos recados, avisos, realizamos debates sobre determinados assuntos e nos organizamos para as atividades do projeto. Estamos em contato permanentemente.

sábado, 15 de agosto de 2015

Apresentação do projeto à comunidade escolar ( Dia dos Pais).

Na festa dos Dias dos Pais, alguns alunos fizeram questão de conversar com a comunidade escolar e expôr como o projeto "Fazendo arte com a poesia" tem sido desenvolvido . Explicaram como as atividades geralmente ocorrem e o quanto estão motivados. Disseram que a cada dia o projeto toma uma proporção maior, pois os professores de toda a escola estão querendo se incluir e trabalhar junto no projeto.




































Depoimento da professora Marlete Nunes Gomes Beiró sobre o hábito da leitura.


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sites que visitamos para conhecer grupos de pessoas que fomentam a leitura no Brasil.

A coordenadora do projeto e alunos visitaram sites sugeridos na http://www.premiorbsdeeducacao.com.br/2015/curso/ e perceberam outras realidades, novas ideias, cursos on line, publicações interessantes , artigos pertinentes com o tema do nosso projeto. Os sites que visitamos foram:

LITERÁRIO CAST


O LiterárioCast é um podcast direcionado a assuntos do meio literário. Aborda assuntos relacionados ao meio editorial, narrativas, personagens, elementos fantásticos, gêneros e diferentes segmentos literários, estendendo-se a filmes, séries, adaptações e temas livres.



A TABA

A Taba é um espaço construído por quem ama livros e adora indicar boas leituras. Um grupo independente de estudiosos de literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.


PLATAFORMA DO LETRAMENTO

A Plataforma do Letramento nasceu da ideia de criar um espaço para a reflexão, formação, disseminação e produção de conhecimento sobre o letramento. Idealizada pela Fundação Volkswagen e pelo Cenpec, pretende criar uma comunidade de referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais que têm se dedicado a assegurar o direito ao pleno acesso ao mundo da escrita para todos os brasileiros, como garantia do aprendizado ao longo da vida e da participação ativa e autônoma nas diversas esferas do mundo social.


REVISTA EMÍLIA

Emília é uma revista digital independente criada por profissionais da área editorial comprometidos com leitura e livros para crianças e jovens. O objetivo de seus criadores é democratizar a prática da leitura e oferecer um meio de discussão e reflexão sobre esse tema.
Todos que se interessam pela formação de leitores e são mediadores de leitura: pais, professores, educadores, bibliotecários, promotores de leitura e especialistas estão convidados a navegar nesta revista, promovendo diálogos e reflexões.
A revista também dialoga com quem torna possível a criação, produção e divulgação dos livros para crianças e jovens: autores, ilustradores, editores, livreiros, jornalistas, críticos e estudiosos.


LEITURA CRÍTICA

O educador e especialista Ezequiel Theodoro da Silva reuniu seus trabalhos para divulgá-los na internet. O site foi batizado como Leitura Crítica a partir de uma reflexão de seu autor sobre a triste paisagem social brasileira. Segundo ele, a força revitalizadora dos educadores, encarnada em práticas de leitura crítica, podem auxiliar a reverter essa situação.


LEITURA EM REDE

O site Leitura em rede é um blog que divulga livros e notícias do mundo da leitura. Há também um acervo de vídeos e que discutem práticas de leitura dentro e fora da escola. Nos fóruns e bate papos é possível discutir aspectos tocantes à prática de ler.


ECOFUTURO

Site da OSCIP que atua para gerar e difundir conhecimentos e práticas que contribuem para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade. Realiza, entre outros, projetos de incentivo à leitura e implantação de bibliotecas comunitárias.