quinta-feira, 23 de julho de 2015

Oficina de Pintura em tela

Oficina de pintura em Tela
O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras gerações.
Entendemos o quão importante e necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado, costumes e principalmente compartilhar saberes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997: O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida dos jovens.
Fonte:http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br/2013/02/projeto-de-artes-para-educacao-infantil.html

Com esse entendimento é que propomos aos alunos fazer uma releitura das poesias do Livro “O Menino que Brincava com as Palavras”, do autor Ivan Nunes Gonçalves, através da Pintura em tela. A oficina foi ministrada pela integrante da Casa do Artesão de Arroio Grande, Maria Lúcia Haertel.

 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário