Nos dias atuais, com todo o avanço tecnológico, cada vez mais
nossos alunos estão demonstrando desinteresse e falta de motivação para a
leitura, isto reflete diretamente no seu desempenho na escola, principalmente
na hora da escrita e da interpretação de textos. Aluno que não lê tem
vocabulário reduzido e sobre tudo dificuldades de compreensão, argumentação e
de produções significativas. Portanto, torna-se necessário que a escola
desenvolva o gosto pela leitura, tornando-a um ato de prazer, emancipação
social e promoção da cidadania.
Dentro desta perspectiva, foi proposto
aos alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino fundamental Pres. João
Goulart a realização de um Projeto denominado “Fazendo arte com a poesia!” com
o objetivo de tornar a Língua Portuguesa uma disciplina mais prazerosa,
agradável, participativa, prática e aplicável no cotidiano dos alunos. Ao longo
desse Projeto os alunos foram desafiados a pesquisar sobre poesias, a trocar
ideias com os colegas, a observar ao seu redor, a ler e recitar poesias, a
trabalhar em equipe, a realizar uma releitura da obra “o menino que brincava
com as palavras” cujo autor faz parte do corpo docente desta escola, a produzir
obras de arte baseado no livro estudado, a produzir pequenos vídeos, a
dramatizar e produzir suas próprias poesias de forma lúdica tornando o ambiente
escolar mais alegre e feliz.
Recitar
poesias e interpretá-las pode desenvolver nos alunos o gosto pela leitura
proporcionando experiências significativas e prazerosas.
A comunidade beneficiada
pelo Projeto tem como principal característica a presença de muitos alunos
carentes, oriundos na sua maioria de classes populares. A Escola recebe alunos
da Zona Rural e da Zona Urbana. Grande parte desses alunos vêm de famílias
pobres e desestruturadas. A escola apresenta problemas estruturais e de espaço
físico, porém tem um grupo de professores envolvidos e comprometidos com o
processo de ensino e aprendizagem.
O cenário da Escola onde
o Projeto foi realizado apresentava-se um pouco distante do cotidiano dos
alunos, uma vez que havia muito desinteresse e falta de motivação dos alunos ao
receberem conteúdos descontextualizados, sem aparente aplicação ou utilidade.
Durante a realização do projeto, percebeu-se o grande entusiasmo e a
criatividade dos participantes, tornando o ambiente escolar mais alegre e
interessante, aproximando a escola da comunidade.
O público alvo do
Projeto foram os alunos 9º ano do Ensino Fundamental, comunidade escolar e
comunidade local. Teve início no mês de março e sua culminância prevista para o
mês de setembro de 2015.
As estratégias propostas
apresentaram diversas atividades como o estudo de diversos poetas, leitura e
interpretações de poesias através de ilustrações, oficinas de poesias,
releitura da obra “O menino que brincava com as palavras”, construção de
brinquedos, produção de obras de arte, rodas de conversa sobre produção
literária, entrevista com autor de um livro, dramatizações, grafitagem, sarau
de poesias, produção de filmes de curta metragem, sessões de autógrafos e
participação na Feira do Livro de Arroio Grande.
Como resultado
preliminar observou-se uma maior motivação dos alunos e o gosto pela leitura.
Pode-se fazer uma aproximação daquilo que se ensina na escola e daquilo que se
vivencia no dia a dia da comunidade.
Oi Gisiane!
ResponderExcluirAdorei o projeto. Especialmente por tratar de poesia que é um gênero textual ainda pouco trabalhado nas escolas e tão importante na formação de pessoas mais sensíveis e de olhar mais atento. Parabéns, vou divulgar.
Nós como alunas, estamos gostando de trabalhar com o livro porque assim lembramos de coisas que fizemos no passado e o que é mais legal é que conhecemos o autor. São muitas atividades legais que estamos trabalhando do projeto. (Maiara e Gabriella, 92).
ResponderExcluirEstamos gostando do projeto porque através dele estamos lembrando muitas coisas do passado , estamos fazendo cartazes e outras atividades artísticas de releitura das poesias do livro "O menino que brincava com as palavras" do professor Ivan . O bom, também, é que ajudamos a criar o projeto dando idéias . ( Evandro e Gabriel 92 )
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